Ir para conteúdo

Canoagem reúne eficiência empresarial e bem estar pessoal

Colaboradores da Interact encontram na canoagem uma ferramenta para aprimorar o desempenho de equipe e conquistar uma vida mais saudável

As regras do jogo são: remar de forma sincronizada, valorizar o trabalho em equipe e focar na mesma direção. A metodologia pode parecer simples, principalmente quando aplicada dentro das organizações. Afinal, gestores e colaboradores devem estar focados para seguirem em uma única direção: o propósito da organização.

Alinhando esse conceito, um grupo de gestores e empresários experientes optaram por aproximar o trabalho do esporte, ingressando na rotina e prática de remar em Va’a (canoa Havaiana).

Na prática da canoagem, cada integrante tem sua função específica, como na gestão estratégica e organizacional. O número um é o Voga, com papel semelhante ao dos gerentes de área. Ele fica à frente do barco, ditando o ritmo. Já o número seis é o leme, posicionado na outra extremidade, sendo responsável pelo comando da equipe e direção da canoa. Podemos associa-lo aos diretores das empresas, apostos para alinhar a equipe.

Os números três e quatro ficam no centro do Va’a, na posição de força. Eles representam os colaboradores, que somam para o sucesso da organização. O Va’a carrega diferentes simbolismos. Pela forma de remada conjunta e pelo trabalho em equipe, necessário para sua evolução e rendimento na água, é o método mais atual de treinamento empresarial, focando em uma equipe com todos no mesmo barco, remando para o mesmo lado e de forma sincronizada.

Isso abre a possibilidade de executar um treinamento que alia os mais modernos conceitos de melhoria de gestão de equipes com um ambiente harmônico e agradável, através de prática esportiva de alto rendimento, sem que seja necessário aprender previamente técnicas complicadas para remar.

Seguindo essa ideia que em 2002, o diretor da Unidade Interact Paraná, João Carlos Villela iniciou a prática de remo em Va’a (Canoa Havaiana), tornando-se instrutor. Em 2016 um grupo de remadores experientes foi formado. Atualmente eles treinam na represa do Passaúna em Curitiba, buscando aliar eficiência empresarial e bem-estar pessoal. E, em um futuro próximo, alcançar um nível de excelência que permita participarem do campeonato brasileiro, da mesma forma que procuram, com esses conceitos, melhorar a prática de gestão em suas empresas.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: