Ir para conteúdo

Gestão a Vista como ferramenta transformadora da cultura de resultados

Confiabilidade e transparência de informações agregam distintos benefícios internos à organização. Essa é a proposta da Gestão a Vista que oferece resultados mais aparentes

Quando se fala em crise percebe-se um movimento maior na busca por resultados. Independente do segmento, essa atividade acontece devido a fatores como: fluxo de caixa restrito, receitas em queda ou aumento de custos operacionais. Nesses momentos críticos percebemos empresas em uma busca incansável e incessante por resultados que, por muitas vezes, não se efetivam apesar do esforço aplicado. Compreensivelmente quando precisamos de resultados, tendemos a buscar soluções rápidas e de fácil aceso. Com isso, podemos perder a visão do mundo de oportunidades que o mercado oferece.

A cultura de resultados da empresa influência muito na hora de efetivar os processos e colher bons frutos em tempos escassos, por isso, é fundamental optar por um modelo de gestão que contribua com esse propósito, como o método da Gestão a Vista. O próprio nome propõe: resultados mais visíveis, ao alcance dos olhos, para colaboradores e gestores. Isso facilita a compreensão sobre o status atual da organização através de indicadores, tendências de mercado e andamento de projetos. Assim, nosso psicológico é programado para o contexto de urgência.

A metodologia de Gestão a Vista busca desenvolver uma forma eficiente capaz de integrar toda a organização com foco em um mesmo objetivo através da transparência e confiabilidade de informações trazendo diferentes benefícios. Os colaboradores passam a acompanhar seus indicadores, sua performance, seus resultados e os da equipe, gerando um processo de competitividade interna e compreendendo a participação de cada pessoa na soma de resultados, assimilando a importância do trabalho em equipe.

Esse modelo sugere trabalhar a cultura da empresa para resultados com base em fatos e informações, tornando a tomada de decisões mais precisa, sem riscos relacionados a falta de conhecimento. Além de promover agilidade nas medidas corretivas uma vez que possui um fluxo de informações atualizadas e confiáveis, atuando representativamente em casos de desvios negativos.

A Interact Solutions trabalha com Gestão a Vista de uma maneira natural e agradável por meio de ferramentas como Dashboard’s, Painéis de Gestão, Indicadores de Performance – que integrados aos sistemas ERP da organização geram uma série de recursos de gestão e acompanhamento de resultados.

Por meio da nossa Suit Strategic Adviser (SA) o gestor tem plena autonomia para criar, padronizar e disponibilidade seu método de gestão a vista para a sua área ou toda a organização.

painel-carro
Assim como um painel de veículo que expõe e alerta para questões emergenciais, a Gestão a Vista propõe um controle visível e rápido, ao alcance de gestores e colaboradores.

Implementação com comprometimento

Para a consolidação da Gestão a Vista como vetor de mudança para resultados existem alguns cuidados a serem tomados durante sua implementação, principalmente quando se trata de gestores. Eles devem se comprometer.

Se esses gestores não estão com a mente aberta à ideia e às várias mudanças que ocorrerão, há chances de todo o projeto ruir. Gestores precisam estar aptos, esclarecidos e confiantes sobre as mudanças que a Gestão a Vista poderá trazer para seu dia a dia.

Alguns pontos relevantes no processo de implantação da gestão a vista na organização:

      Definição de Indicadores: É fundamental selecionar uma gama de indicadores que realmente sejam relevantes para as partes envolvidas, indicadores que traduzam o dia a dia de sua execução e os objetivos a serem alcançados. Essa etapa deve ser conduzida com muito cuidado para que não haja informações em excesso. Como todo processo de mudança, iremos conduzir os colaboradores a uma nova perspectiva quanto a números e gráficos e para que isso não se torne maçante, inicialmente mantenha somente o essencial para execução e tradução dos resultados. Outra questão é para quem estes indicadores irão servir, será necessário definir o grupo de indicadores de acordo com cada perfil e cada nível hierárquico.

      Coleta de Informações: a efetiva coleta de informações com exímia precisão é indispensável. Como toda a estrutura de tomada de decisão está construída sob dados e informações, é necessário prestar atenção nesse aspecto. Também é preciso atentar pela frequência de atualização desses dados, bem como sistematizar ou integrar os diversos sistemas da empresa em sua operação garantindo agilidade.

      Preparação de Líderes: Prepare uma base de pessoas que trabalhem para disseminar a cultura de resultados através da Gestão a Vista. Encontre líderes que inspirem colaboradores no uso da ferramenta como transformação de resultados.

A premissa básica para toda a estrutura de Gestão a Vista é o método, ele precisa ser desenvolvido para cada organização. O método dará a total clareza sobre os resultados e impactará eficientemente os resultados. Ferramentas e sistemas sofisticados só se tornam eficazes a partir da escolha interna do método de gestão.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: