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Nos pagam para comunicarmos bem!

A comunicação é uma ferramenta essencial. Por meio dela, organizamos muitas ações relacionada as pessoas dentro de uma instituição. Mas será que você tem encontrado a ferramenta certa para repassar uma mensagem efetiva?

As comunicações, boas ou ruins, impactam na execução dos processos e, consequentemente, no consumo dos recursos. Por isso, comunicar bem ou mal repercute nos resultados da sua empresa.

No mundo empresarial, em muitos casos, as razões do sucesso ou fracasso estão mais ligadas as habilidades de gestores e colaboradores para se comunicarem bem do que em seus conhecimentos específicos para o cargo.

Algumas pessoas têm habilidades naturais e evitam parte dos obstáculos de maneira intuitiva. Outros, por sua vez, têm limitações e reagem de acordo com a vontade do momento, buscando sucesso e, por vezes, menosprezam a comunicação interpessoal. O que os gestores deveriam ter como prioridade durante suas jornadas de trabalho – antes de tudo e sobretudo – é falar, escutar e compartilhar.

A realidade é que boa parte de gestores não tem formação em comunicação humana e as consequências são evidentes:

  • Conflitos desnecessários;
  • Inimizades e falta de coesão nas equipes de trabalho;
  • Má imagem;
  • Decisões precipitadas e desmotivação.

Desenvolver habilidades de comunicação poderá ajudar no trabalho, além de contribuir com as suas relações com familiares e amigos. Alguns aspectos dentro da comunicação, se combinados, são fundamentais para uma pessoa de sucesso. Vejamos:


A comunicação efetiva

Para que a comunicação seja efetiva devemos:

  • FALAR positivamente;
  • ESCUTAR com empatia;
  • PERGUNTAR com assertividade.

A comunicação efetiva permite:

  • IDENTIFICAR os interesses dos outros;
  • ESCLARECER os nossos;
  • COMPREENDER os desejos, expectativas e temores das nossas relações;
  • SOLUCIONAR os problemas e as diferenças;
  • MANIFESTAR os sentimentos;
  • DESAPARECER boatos e o “disse me disse”;
  • FAVORECER a identificação dos grupos de trabalho;
  • POTENCIALIZAR a participação e o reconhecimento;
  • AUMENTAR a produtividade;
  • AUMENTAR o sentimento de pertencimento.

A comunicação é efetiva quando reúne características, tais como:

  • A mensagem que se deseja comunicar chega às pessoas e ao grupo considerado apropriado para recebê-la.
  • A consequência da comunicação é a mudança de conduta esperada no receptor;
  • Quando não é unilateral, mas que estimula a retroalimentação da mensagem enviada;
  • Quando existe coerência entre a linguagem verbal e corporal;
  • No momento certo e com as palavras e atitudes apropriadas.


Como nos comunicamos bem?

Muitas das nossas habilidades relativas à comunicação interpessoal são aprendidas durante nossa trajetória, podemos mudá-las e desenvolvê-las com objetivo de ter maior sucesso no ambiente de trabalho.

Nos comunicamos através de diferentes meios como:

  • Comunicação verbal (7%): utilizar as palavras certas dentro do entorno adequado faz parte de uma comunicação efetiva;
  • Tom de voz (38%): o tom de voz enfatiza a atitude daquilo que desejamos transmitir. Alguns tons podem criar certas reações e podemos utiliza-lo como uma vantagem, mas devemos ter cuidado para o resultado não acabar desvantajoso. Por isso, é importante que se leve em consideração o tom adequado dentro de certos espaços;
  • Linguagem corporal (55%): a linguagem corporal envia outras mensagem que não necessariamente são expressadas através das nossas palavras, nem do nosso tom de voz, como as expressões faciais.


Erros na comunicação

Cometemos muitos erros ao comunicarmos, mas entre os mais relevantes estão:

  1. Erro no canal escolhido: algumas pessoas parecem ter uma maneira de expor suas mensagens de forma monótona. Algumas, por exemplo, se comunicam utilizando cartas; outras, se comunicam através de ligações telefônicas ou celular. Em geral, tendem a abusar do meio em que ele se encontra mais acomodado e não exploram outros recursos, comunicando melhor.
  2. Erro na mensagem: enviar mensagens exageradas para determinada situação, introduzem elementos de tensão e muitas vezes não resolvem problemas.
  3. Erro da generalização: generalizar e colocar todo mundo no “mesmo saco” também é um erro frequente de alguns gestores e colaboradores.
  4. Erro da hierarquia: alguns parecem ignorar os níveis hierárquicos e isso acaba gerando confusão. As mensagens que circulam em uma empresa são sempre relevantes e cada setor merece ganhar devida importância.


Perguntas chave para comunicarmos da maneira mais inteligente possível

  1. Está claro o que se deseja comunicar e o propósito de tal comunicação? Algumas pessoas se precipitam comunicando ideias que ainda estão florescendo, para depois, verem-se obrigadas a ratificá-las. Antes de pegar o telefone ou falar em uma reunião devemos perguntar: o que vou dizer?, Isso tem sentido?, Serve para algo?, A proposta é sólida? Pensei sobre ela o suficiente?
  2. Sou a pessoa idônea para protagonizar a mensagem? Esta é a pergunta mais importante a ser formulada em uma organização hierárquica e você deveria considerá-la de maneira automática antes de qualquer iniciativa de comunicação. Em alguns casos é melhor delegar.
  3. Dirijo-me a pessoa ou grupo idôneo? O diretor deve decidir a quem se dirigir baseando-se, sobretudo, no conhecimento concreto de sua organização.
  4. Devo escolher um estilo formal e distante ou bem direto, quase amigável? O estilo a ser utilizado estará em função das pessoas, as hierarquias e o contexto. Cada estratégia tem suas vantagens e inconvenientes.
  5. O canal e o instrumento escolhido é o correto? As vezes o canal e instrumento escolhido parece ser muito monótonos para cada caso.
  6. A mensagem está suficientemente adaptada para a realização do objetivo que desejo? Isso supõe levar em consideração que: as mensagens têm uma gradação lógica e as mensagens deveriam ser sempre a mais positiva e clara.

A boa comunicação impacta na eficiência dos processos e nos resultados financeiros!

Manuel Ponce Polanco
Diretor Financeiro da Partner Consulting de Lima-Peru, empresa aliada estratégica da Interact Solutions
http://www.partnerconsulting.com.pe/web/

Como você gerencia a comunicação dentro da sua empresa?
Gostou das nossas dicas sobre comunicação ou tem algo para acrescentar? Nos envie o seu comentário.

 

 

 

 

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