Ir para conteúdo

A Estratégia Organizacional: tarefa de todos para todos os níveis.

Proposta Estratégia em Ação – 3P’s

Um dos grandes desafios de uma organização é conseguir estender sua estratégia de maneira efetiva em todos os níveis, atingindo, principalmente as pessoas.

A Metodologia do Balanced Scorecard, desde a sua origem em 1996, fez algumas contribuições relevantes, tais como o mapa estratégico, a lógica causa-efeito, a árvore de indicadores multinível, os quais auxiliam para este propósito. Nesse sentido, consideramos que integrando diferentes metodologias e ferramentas, podemos gerar sinergias entre os níveis da organização (estratégico/tático/operativo), assim apresentamos nossa Proposta 3P’s (Planejamento, Projetos e Processos).

Nossa Proposta 3P’s tem como objetivo gerar sinergias entre os níveis de toda organização. Michael Porter conceitua Strategic Fit como sendo a consistência interna que as organizações têm para alinhar as atividades com a estratégia. Além disso, nossa proposta busca cumprir com os cinco princípios chave para alinhar os sistemas de gestão e operação com as definições estratégicas citadas por Kaplan e Norton (autores da metodologia BSC):

  1. Mobilizar a mudança por meio da liderança executiva;

  2. Traduzir a estratégia em termos operacionais;

  3. Alinhar a organização com a estratégia;

  4. Motivar para transformar a estratégia em tarefa para todos;

  5. Gerenciar com o objetivo de converter a estratégia em um processo contínuo.

3P’s também busca estabelecer pontos de encontro entre as metodologias BSC, PMI e BPM, entendendo que cada complementa-se e soma na gestão das organizações, atingindo o estratégico, o tático e o operacional. Elementos como o Mapa Estratégico, o Mapa de Processos e a Matriz de Projetos não devem ser trabalhados de forma separada, pelo contrário, se deve buscar suas contribuições individuais e, principalmente, seus pontos de encontro e retroalimentação.

Neste aspecto, cabe adicionar um conceito já mencionados: a Arquitetura de Processos de Negócio (APN). Tal conceito deve complementar a interação e a divisão dos processos transversais que estejam fortemente enraizados na operação e diretamente conectados com a estratégia.

Interact Solutions, desde a sua natureza, embasa a lógica de 3P’s em uma solução de software única, a qual gera valor agregado ligando três módulos da Suite Strategic Adviser, que são:

  • SA– Performance Manager
  • SA – Project Manager
  • SA – Business Process Manager

Esta conexão deve gerar articulações entre elementos que são definidos na estratégia, bem como nos projetos e processos organizacionais. Citando o nível tático podemos gerar um apontamento importante para a análise estratégica que é o Índice de Desempenho de Custo (IDC) e Indicador de Desempenho de Prazo (IDP).

Outro ponto importante da sinergia gerada pelo 3P’s seria a capacidade de poder analisar, controlar e administrar os processos operacionais, os quais estão alinhados aos macroprocessos permitindo que o Mapa de Processos (elemento estratégico) nos mostre um desempenho da operação alinhada às definições estratégicas.

Portanto, dentro da Solução 3P’s, buscamos, a nível metodológico como a nível funcional, identificar os benefícios de trabalhar de maneira coerente e lógica sua estratégia organizacional.

Fernando Estrada – supervisor de Negócios Internacionais na Interact Solutions Lajeado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: