Interact: trajetória de mais de uma década de excelência em Gestão da Qualidade

Exemplo que vem de casa. Desde 2006, a Interact Solutions participa do processo de implantação do Sistema de Avaliação da Gestão (SAG) do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). O SAG é um instrumento de diagnóstico organizacional, que verifica o estágio de desenvolvimento gerencial, identifica lacunas e possibilita a elaboração do Plano de Ação do Sistema Gerencial das organizações.

Baixe nosso e-book sobre como automatizar a Gestão da Qualidade

No ano seguinte, a empresa passou a receber avaliação externa do PGQP. O resultado veio de imediato: em 2007 e 2008, alcançou o nível máximo de pontuação, premiada consecutivamente com distinção com mérito. Inserida na modalidade Compromisso com Excelência, obteve em 2009 a Medalha de Bronze do PGQP.

Em 2010, elevou o patamar para a modalidade Rumo à Excelência. O relatório de gestão em busca do Troféu Bronze foi enviado, mas a empresa não foi classificada para a etapa seguinte. No outro ano, recebeu Diploma de Reconhecimento do SAG do PGQP pela participação em todas etapas, com destaque para avaliação externa em busca da melhoria contínua.

A melhoria como um processo

O processo de melhorias possui idas e vindas. Em 2012, a Interact encaminhou novamente o relatório para concorrer ao Troféu Bronze, sem obter a premiação. No mesmo ano, contratou uma consultoria para auxiliar na Mobilização para a Melhoria da Gestão, com o intuito de alinhar o Sistema de Gestão Interact (SGI) ao Modelo de Excelência da Gestão (MEG), criado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Com os aperfeiçoamentos consolidados e a experiência adquirida em oito anos de PGQP, conquistou em 2013 o Troféu Bronze do Prêmio Qualidade RS, conhecido como o Oscar da Qualidade. O evento consagra organizações gaúchas que mais se destacaram na área da Gestão da Qualidade com medalhas e troféus, em uma grande celebração anual.

Atualmente, o próximo desafio da Interact é a busca pelo Troféu Prata do Prêmio Qualidade RS. Ele também se enquadra na categoria Rumo à Excelência, que a empresa possui experiência de participação. O pré-requisito principal é ter obtido o Troféu Bronze. O último prêmio dessa categoria é o Troféu Ouro, com a condição de possuir o Troféu Prata. No total, o PGQP oferece cinco graus de reconhecimento.

Acima da categoria Rumo à Excelência, o PGQP dispõe da modalidade Exemplaridade, com o Troféu Diamante, e o nível Classe Mundial, com o Prêmio Nacional da Qualidade, organizado pela FNQ. Caso uma empresa gaúcha obtenha essa última conquista, como consequência o PGQP concede no ano seguinte o Troféu Diamante.

Desde 2007, o PGQP é parceiro da Interact. De um lado, a relação transcorre enquanto cliente, pois a entidade utiliza as ferramentas automatizadas em sua própria gestão. Por outro, anualmente a Interact participa dos eventos do PGQP, tanto como patrocinadora quanto com a exposição em stands das diversas soluções em tecnologia da informação para corporações.

Como funciona a avaliação do PQRS

O SAG do PGQP se alinha ao MEG, da FNQ. O instrumento de avaliação se baseia em práticas encontradas em organizações de elevado desempenho, que tornam tanto produtos quanto processos mais eficazes. A abordagem possui oito critérios de avaliação, sem determinar metodologias específicas:

(1) Desenvolvimento sustentável;
(2) Compromisso com as partes interessadas;
(3) Adaptabilidade;
(4) Pensamento sistêmico;
(5) Liderança transformadora;
(6) Orientação por processos;
(7) Geração de valor;
(8) Aprendizado organizacional e inovação.

Os propósitos da premiação são:

  • Avaliar o sistema de gestão através de uma avaliação externa, imparcial, que utiliza critérios reconhecidos internacionalmente, por meio de avaliação sistêmica, gerando uma realimentação formal;
  • Receber o Relatório de Avaliação, que contém Pontos Fortes e Oportunidades de Melhorias, a partir do qual pode ser estruturado um consistente Plano de Aperfeiçoamento do Sistema Gerencial;
  • Reconhecimento estadual e visibilidade Nacional como Organização com sistema de gestão alinhada aos princípios da qualidade;
  • Usufruir da visibilidade do PQRS para efeito publicitário;
  • Reconhecimento da força de trabalho;
  • Reconhecimento da comunidade com informações sobre práticas bem-sucedidas de gestão.

Sobre o PGQP

Criado há 26 anos, o PGQP visa a excelência em gestão. Atualmente, conta com mais de 11 mil empresas incorporadas e 1,3 milhão de pessoas aderidas. Ao longo de sua história, capacitou mais de 300 mil pessoas, por meio de uma rede de 70 comitês setoriais e regionais voltados ao desenvolvimento da qualidade, sustentabilidade e inovação.

A entidade organiza o maior evento do mundo na área da Qualidade, o Congresso Internacional da Gestão, onde acontecem as cerimônias do Prêmio Qualidade RS e do Prêmio Inovação RS. Em 2017, o PGQP lançou o mérito denominado Exemplaridade na Aplicação dos Fundamentos da Excelência em Gestão. O objetivo é condecorar organizações que são referência na aplicação dos oito Fundamentos da Excelência em Gestão.

Sobre o Autor: Interact Solutions

A Interact Solutions, empresa brasileira de pesquisa e desenvolvimento de softwares, atua no mercado de Tecnologia da Informação desde 1999. É detentora da consagrada Suite SA-Strategic Adviser, que integra soluções avançadas de gestão corporativa através de 20 módulos de inovação de processos internos, com soluções para Gestão da Qualidade, Gestão de Pessoas, Gestão de Processos, Gestão da Saúde, Gestão Estratégica e Metodologia 3P's. Atualmente, ocupa uma posição de liderança no mercado brasileiro e latino-americano. Em toda América Latina, 364 organizações utilizam seus produtos em 720 bases instaladas. No setor da saúde, oito dos maiores hospitais brasileiros usam os softwares da Interact Solutions, conforme a lista elaborada pela Associação Nacional de Hospitais Privados.

Deixe uma resposta