Interact: trajetória de mais de uma década de excelência em Gestão da Qualidade
Tempo de leitura: 7 minutos

Exemplo que vem de casa. Desde 2006, a Interact Solutions participa do processo de implantação do Sistema de Avaliação da Gestão (SAG) do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). O SAG é um instrumento de diagnóstico organizacional, que verifica o estágio de desenvolvimento gerencial, identifica lacunas e possibilita a elaboração do Plano de Ação do Sistema Gerencial das organizações.

Baixe nosso e-book sobre como automatizar a Gestão da Qualidade

No ano seguinte, a empresa passou a receber avaliação externa do PGQP. O resultado veio de imediato: em 2007 e 2008, alcançou o nível máximo de pontuação, premiada consecutivamente com distinção com mérito. Inserida na modalidade Compromisso com Excelência, obteve em 2009 a Medalha de Bronze do PGQP.

Em 2010, elevou o patamar para a modalidade Rumo à Excelência. O relatório de gestão em busca do Troféu Bronze foi enviado, mas a empresa não foi classificada para a etapa seguinte. No outro ano, recebeu Diploma de Reconhecimento do SAG do PGQP pela participação em todas etapas, com destaque para avaliação externa em busca da melhoria contínua.

A melhoria como um processo

O processo de melhorias possui idas e vindas. Em 2012, a Interact encaminhou novamente o relatório para concorrer ao Troféu Bronze, sem obter a premiação. No mesmo ano, contratou uma consultoria para auxiliar na Mobilização para a Melhoria da Gestão, com o intuito de alinhar o Sistema de Gestão Interact (SGI) ao Modelo de Excelência da Gestão (MEG), criado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Com os aperfeiçoamentos consolidados e a experiência adquirida em oito anos de PGQP, conquistou em 2013 o Troféu Bronze do Prêmio Qualidade RS, conhecido como o Oscar da Qualidade. O evento consagra organizações gaúchas que mais se destacaram na área da Gestão da Qualidade com medalhas e troféus, em uma grande celebração anual.

Atualmente, o próximo desafio da Interact é a busca pelo Troféu Prata do Prêmio Qualidade RS. Ele também se enquadra na categoria Rumo à Excelência, que a empresa possui experiência de participação. O pré-requisito principal é ter obtido o Troféu Bronze. O último prêmio dessa categoria é o Troféu Ouro, com a condição de possuir o Troféu Prata. No total, o PGQP oferece cinco graus de reconhecimento.

Acima da categoria Rumo à Excelência, o PGQP dispõe da modalidade Exemplaridade, com o Troféu Diamante, e o nível Classe Mundial, com o Prêmio Nacional da Qualidade, organizado pela FNQ. Caso uma empresa gaúcha obtenha essa última conquista, como consequência o PGQP concede no ano seguinte o Troféu Diamante.

Desde 2007, o PGQP é parceiro da Interact. De um lado, a relação transcorre enquanto cliente, pois a entidade utiliza as ferramentas automatizadas em sua própria gestão. Por outro, anualmente a Interact participa dos eventos do PGQP, tanto como patrocinadora quanto com a exposição em stands das diversas soluções em tecnologia da informação para corporações.

Como funciona a avaliação do PQRS

O SAG do PGQP se alinha ao MEG, da FNQ. O instrumento de avaliação se baseia em práticas encontradas em organizações de elevado desempenho, que tornam tanto produtos quanto processos mais eficazes. A abordagem possui oito critérios de avaliação, sem determinar metodologias específicas:

(1) Desenvolvimento sustentável;
(2) Compromisso com as partes interessadas;
(3) Adaptabilidade;
(4) Pensamento sistêmico;
(5) Liderança transformadora;
(6) Orientação por processos;
(7) Geração de valor;
(8) Aprendizado organizacional e inovação.

Os propósitos da premiação são:

  • Avaliar o sistema de gestão através de uma avaliação externa, imparcial, que utiliza critérios reconhecidos internacionalmente, por meio de avaliação sistêmica, gerando uma realimentação formal;
  • Receber o Relatório de Avaliação, que contém Pontos Fortes e Oportunidades de Melhorias, a partir do qual pode ser estruturado um consistente Plano de Aperfeiçoamento do Sistema Gerencial;
  • Reconhecimento estadual e visibilidade Nacional como Organização com sistema de gestão alinhada aos princípios da qualidade;
  • Usufruir da visibilidade do PQRS para efeito publicitário;
  • Reconhecimento da força de trabalho;
  • Reconhecimento da comunidade com informações sobre práticas bem-sucedidas de gestão.

Sobre o PGQP

Criado há 26 anos, o PGQP visa a excelência em gestão. Atualmente, conta com mais de 11 mil empresas incorporadas e 1,3 milhão de pessoas aderidas. Ao longo de sua história, capacitou mais de 300 mil pessoas, por meio de uma rede de 70 comitês setoriais e regionais voltados ao desenvolvimento da qualidade, sustentabilidade e inovação.

A entidade organiza o maior evento do mundo na área da Qualidade, o Congresso Internacional da Gestão, onde acontecem as cerimônias do Prêmio Qualidade RS e do Prêmio Inovação RS. Em 2017, o PGQP lançou o mérito denominado Exemplaridade na Aplicação dos Fundamentos da Excelência em Gestão. O objetivo é condecorar organizações que são referência na aplicação dos oito Fundamentos da Excelência em Gestão.

Comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.