Foto: Tuane Eggers
Tempo de leitura: 7 minutos

A Interact Solutions e a Universidade do Vale do Taquari (Univates), de Lajeado (RS), vão inaugurar no próximo dia 4 de abril um novo centro de inovação no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates). O ambiente vai unir a empresa e a academia na criação de soluções para gestão empresarial. O nome será anunciado na ocasião.

A iniciativa se dividirá em duas áreas complementares, sob coordenação dos setores de Desenvolvimento de Projetos e Negócios Internacionais da Interact: a concepção de novas soluções para a Suite SA-Strategic Adviser e a internacionalização da empresa, foco da visão empresarial de 2018. Além de colaboradores da Interact, o espaço vai reunir professores, alunos e intercambistas da universidade. No total, serão 34 novas posições de trabalho.

Com 600 metros quadrados, a estrutura conta ao todo com dez ambientes, tanto para internacionalização, criação de projetos e pesquisa e desenvolvimento, como para apresentação de produtos, videoconferências, entrevistas e reuniões. As salas levam os nomes dos principais países de atuação internacional da Interact: Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai.

O Tecnovates participa de três ecossistemas de parques científicos integrados: a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e a International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP). Além de contribuir com a expansão internacional, a Interact passa também a integrar um seleto grupo de empresas de tecnologia da informação que atrela pesquisa científica e metodológica aos seus produtos.

“Uma parceria que será exitosa para todos”

Assim definiu o novo centro de inovação a Coordenadora Administrativa do Tecnovates, Cintia Agostini. “Temos a grata satisfação de consolidar mais uma parceria com a Interact, empresa que está junto da Univates há muitos anos. Mas agora, na condição de residente do Tecnovates, aproximam-se dos nossos objetivos”, celebra.

Ela destaca aspectos fundamentais do projeto, como a busca pela inovação para as áreas da educação, saúde e gestão pública. A equipe do projeto vai trabalhar com soluções para as principais acreditações e certificações do mercado, como ISO, Joint Commission, ONA, SGSST, CEAACES, CNA e outras similares. Os colaboradores também irão adotar metodologias ágeis, como Scrum, Kanban e Design Thinking.

Sobre a Interact

No mercado desde 1999, a Interact atua em pesquisa e desenvolvimento de softwares para gestão e governança de empresas. Atualmente, conta com 80 colaboradores diretos, 85 colaboradores em 13 Unidades no Brasil, 56 partners de negócios, nove distribuidores internacionais e uma unidade internacional, na Colômbia.

O principal produto da empresa é a Suite SA-Strategic Adviser, um conjunto de 20 sistemas integrados de gestão. Hoje, 364 organizações na América Latina utilizam esses produtos, em 720 bases instaladas. No setor da saúde, oito dos maiores hospitais brasileiros usam os softwares da Interact, conforme a lista elaborada pela Associação Nacional de Hospitais Privados.

Além de Brasil e Colômbia, a empresa atua também na Argentina, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. Hoje cerca de 7% dos clientes estão no exterior. Para os próximos anos, a expectativa é chegar na América Central, em países como México, Costa Rica e Panamá.

“A Interact Solutions é uma empresa de tecnologia da informação, fundada em 1999 e sediada em Lajeado. Ao longo dos seus primeiros 18 anos de crescimento, sempre teve a pesquisa e o desenvolvimento de softwares como locomotiva para aprimorar os diversos modelos de gestão e governança de empresas brasileiras e de países vizinhos. Nesta semana, estamos iniciando uma nova frente de trabalho com a criação do laboratório de pesquisa, inovação e internacionalização da Interact, dentro do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari – Tecnovates. Será a junção da experiência fabril de software, as boas práticas das empresas e o conhecimento acadêmico, apoiado por profissionais técnicos, professores, consultores e estudantes, em prol do aprimoramento e criação de soluções e tecnologias para empresas do Brasil e da América Latina. Estamos todos muito contentes por poder contribuir com o desenvolvimento de todos os envolvidos.”

Diretores da Interact

 Fábio Frey – Diretor de Administração e Negócios
Thomas Spriestersbach – Diretor de Tecnologia
João Alex Fritsch – Diretor de Clientes e Serviços
Kurt Molz – Diretor de Desenvolvimento

“O Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari – Tecnovates tem a grata satisfação de consolidar mais uma parceria com a Interact, empresa essa que está junto da Univates há muitos anos. Agora, na condição de residente do Tecnovates, aproximam-se de nossos objetivos. Com o intuito de inovar, Interact e Tecnovates criam um grupo de colaboradores da empresa, professores, estagiários e voluntários da Univates e intercambistas dos mais diversos países, que se propõem a inovar e criar soluções nas áreas da educação, saúde e da gestão pública. O Tecnovates felicita a vinda da Interact, em uma parceria que, sem dúvida, será exitosa para todos.”

Coordenadora Administrativa do Tecnovates, Cíntia Agostini

2 comentários

  1. Parabéns á toda equipe Interact por mais este importante passo rumo á internacionalização e aumento de portfólio. Parabéns Fábio, Thomas, João e Kurtz pelo espírito empreendedor.

  2. Boa tarde!

    Feliz pela evolução da Interact. Parabéns pela importante evolução e preocupação com a gestão no futuro.
    Estaremos participando da inaguração.

    Saudações.
    Rosane Jasper

Comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.