Foto: WOCinTech Chat

Planejamento, Projetos e Processos. Palavras que traduzem três eixos fundamentais de uma eficiente estratégia para sua empresa. Mas como ela de fato funciona?

Todo gestor almeja que o posicionamento estratégico de sua organização atinja os diversos níveis hierárquicos – do operacional às lideranças. Quanto maior a empresa for, mais complexo também se torna o desafio de repassar as diretrizes estabelecidas.

A finalidade de todo gestor é gerar SINERGIAS entre os níveis estratégico, tático e operacional. O consagrado professor da Harvard Business School, Michael Porter, define essas sinergias como STRATEGIC FIT. Ou seja, trata-se do grau de ajuste entre recursos e capacidades da empresa com as oportunidades do ambiente externo.

“Estratégia é a criação de compatibilidade entre as atividades da empresa” – Michael Porter

A estratégia dos 3Ps da Interact busca semear essas sinergias entre todos os níveis das organizações através de softwares de gestão e inteligência. A proposta atende cinco princípios para alinhar os sistemas de planejamento, projetos e operações:

I – Mobilizar a mudança por meio da liderança executiva;
II – Traduzir a estratégia em termos operacionais;
III – Alinhar a organização com a estratégia;
IV – Motivar para transformar a estratégia em tarefa para todos;
V – Gerenciar com o objetivo de converter a estratégia em um processo contínuo.banner site 3ps_interact_1920x720_att-012

“Uma estratégia sensata começa com um objetivo correto. E afirmo que o único objetivo capaz de respeitar uma estratégia sensata é o aumento da rentabilidade” – Michael Porter

Esses cinco princípios dialogam com as orientações de três das principais metodologias organizacionais utilizadas hoje no mundo.

  • No Planejamento, atuamos conforme a Balanced Scorecard, metodologia de medição e gestão de desempenho, criada nos anos 1990 por David Norton e Robert Kaplan;
  • Nos Projetos, articulamos com os padrões do Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI – Project Management Institute), fundado em 1969 nos Estados Unidos e atualmente uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos;
  • Nos Processos, utilizamos o renomado Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management), conceito que se insere em três grandes ondas desde os anos 1950 e que une a gestão de negócios com a tecnologia da informação, no intuito de otimizar os resultados das organizações.

“Em qualquer empresa, a tecnologia da informação exerce efeitos poderosos sobre a vantagem competitiva, tanto no custo, quanto na diferenciação” – Michael Porter

A lógica de 3Ps da Interact se traduz assim em uma solução de software única, a qual gera valor agregado ao interligar três módulos da Suite SA-Strategic Adviser:

SA–Performance Manager
Garante o planejamento da organização. Dissemina a cultura estratégica para todos os níveis organizacionais.

SA-Project Manager
Automatiza e gerencia todas as etapas de um projeto. Apresenta resultados eficientes a partir desses processos.

SA-Business Process Manager
Automatiza processos da organização de modo a obter maior produtividade. Dissemina processos a todos envolvidos por meio da metodologia BPM. Aprimora a gestão do tempo e a comunicação entre áreas.

Em suma, a proposta estratégica dos 3Ps da Interact é capaz de analisar, controlar e administrar processos operacionais alinhados aos macroprocessos. Portanto, busca tanto a nível metodológico como funcional identificar os benefícios de trabalhar de maneira coerente e lógica a estratégia organizacional.

Clique aqui e conheça mais sobre a proposta estratégica dos 3Ps

Sobre o Autor: Interact Solutions

A Interact Solutions, empresa brasileira de pesquisa e desenvolvimento de softwares, atua no mercado de Tecnologia da Informação desde 1999. É detentora da consagrada Suite SA-Strategic Adviser, que integra soluções avançadas de gestão corporativa através de 20 módulos de inovação de processos internos, com soluções para Gestão da Qualidade, Gestão de Pessoas, Gestão de Processos, Gestão da Saúde, Gestão Estratégica e Metodologia 3P's. Atualmente, ocupa uma posição de liderança no mercado brasileiro e latino-americano. Em toda América Latina, 364 organizações utilizam seus produtos em 720 bases instaladas. No setor da saúde, oito dos maiores hospitais brasileiros usam os softwares da Interact Solutions, conforme a lista elaborada pela Associação Nacional de Hospitais Privados.

Deixe uma resposta