Foto: WOCinTech Chat
Tempo de leitura: 5 minutos

Planejamento, Projetos e Processos. Palavras que traduzem três eixos fundamentais de uma eficiente estratégia para sua empresa. Mas como ela de fato funciona?

Todo gestor almeja que o posicionamento estratégico de sua organização atinja os diversos níveis hierárquicos – do operacional às lideranças. Quanto maior a empresa for, mais complexo também se torna o desafio de repassar as diretrizes estabelecidas.

A finalidade de todo gestor é gerar SINERGIAS entre os níveis estratégico, tático e operacional. O consagrado professor da Harvard Business School, Michael Porter, define essas sinergias como STRATEGIC FIT. Ou seja, trata-se do grau de ajuste entre recursos e capacidades da empresa com as oportunidades do ambiente externo.

“Estratégia é a criação de compatibilidade entre as atividades da empresa” – Michael Porter

O Escritório 3Ps da Interact busca semear essas sinergias entre todos os níveis das organizações através de softwares de gestão e inteligência. A proposta atende cinco princípios para alinhar os sistemas de planejamento, projetos e operações:

I – Mobilizar a mudança por meio da liderança executiva;
II – Traduzir a estratégia em termos operacionais;
III – Alinhar a organização com a estratégia;
IV – Motivar para transformar a estratégia em tarefa para todos;
V – Gerenciar com o objetivo de converter a estratégia em um processo contínuo.

“Uma estratégia sensata começa com um objetivo correto. E afirmo que o único objetivo capaz de respeitar uma estratégia sensata é o aumento da rentabilidade” – Michael Porter

Esses cinco princípios dialogam com as orientações de três das principais metodologias organizacionais utilizadas hoje no mundo.

  • No Planejamento, atuamos conforme a Balanced Scorecard, metodologia de medição e gestão de desempenho, criada nos anos 1990 por David Norton e Robert Kaplan;
  • Nos Projetos, articulamos com os padrões do Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI – Project Management Institute), fundado em 1969 nos Estados Unidos e atualmente uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos;
  • Nos Processos, utilizamos o renomado Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management), conceito que se insere em três grandes ondas desde os anos 1950 e que une a gestão de negócios com a tecnologia da informação, no intuito de otimizar os resultados das organizações.

“Em qualquer empresa, a tecnologia da informação exerce efeitos poderosos sobre a vantagem competitiva, tanto no custo, quanto na diferenciação” – Michael Porter

A lógica de 3Ps da Interact se traduz assim em uma solução de software única, a qual gera valor agregado ao interligar três módulos da Suite SA-Strategic Adviser:

SA–Performance Manager
Garante o planejamento da organização. Dissemina a cultura estratégica para todos os níveis organizacionais.

SA-Project Manager
Automatiza e gerencia todas as etapas de um projeto. Apresenta resultados eficientes a partir desses processos.

SA-Business Process Manager
Automatiza processos da organização de modo a obter maior produtividade. Dissemina processos a todos envolvidos por meio da metodologia BPM. Aprimora a gestão do tempo e a comunicação entre áreas.

Em suma, a proposta estratégica dos 3Ps da Interact é capaz de analisar, controlar e administrar processos operacionais alinhados aos macroprocessos. Portanto, busca tanto a nível metodológico como funcional identificar os benefícios de trabalhar de maneira coerente e lógica a estratégia organizacional.

Clique aqui e conheça mais sobre o Escritório 3Ps

Comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.