Tempo de leitura: 4 minutos

A Interact vai lançar a atualização do SA amanhã, dia 12 de junho. Trata-se da versão 7.0.19 da Suite SA Strategic Adviser, um conjunto de mais de 20 módulos que oferece soluções em gestão e inteligência para instituições públicas e privadas. Essa edição prevê mais de 500 implementações, entre melhorias e correções no sistema.

De acordo com o Diretor de Tecnologia, Thomas Spriestersbach, cada release é um marco para a Interact. “Toda atualização contempla implementações de diversas grandezas. Muitas melhorias podem ser sutis, mas fazem toda a diferença”, comenta. Entre os destaques da versão 7.0.19, estão o aprimoramento da usabilidade, acesso às informações, estabilidade do sistema e performance com foco na segurança.

Outro aspecto sublinhado por Thomas é o retorno oferecido pelos clientes. “Sempre que iniciamos a produção de uma nova atualização, o feedback dos clientes entra em pauta. Dentro de um vasto banco, abastecido de registros de ideias de clientes, são coletadas as melhorias, encaminhadas para análise e o processo se repete”, explica. Ele destaca ainda que essas demandas significam tanto uma oportunidade de aperfeiçoar o sistema como valorizar a participação do cliente no ciclo de melhorias contínuas.

Esforço coletivo

A nova versão é um trabalho elaborado desde fevereiro, conforme o Supervisor de Produtos e Desenvolvimento, Lucas Bellin. “Esse é um esforço de toda a fábrica. Os analistas especificam as melhorias, os desenvolvedores codificam, a área da Qualidade testa, documenta e finaliza a versão para que a área de Suporte possa realizar a entrega para os clientes”, pontua.

O processo mobiliza mais de 45 colaboradores, durante um período de aproximadamente três meses, dividido entre as etapas de análise, desenvolvimento e quarentena. Nesse último momento, a versão é isolada para receber os últimos refinamentos e a aplicação do controle de qualidade. Finalmente, ocorre a liberação da release para entrega aos clientes pelo Suporte.

As principais áreas da Interact envolvidas nesse ciclo de processos são: Desenvolvimento de Produtos, Qualidade de Produtos, Análise de Produtos, Design de Produtos, Suporte ao Cliente e Comunicação e Marketing. O perfil de atuação dos colaboradores varia, com predomínio de profissionais com formação em engenharia.

Metodologia ágil

A fábrica da Interact adota na dinâmica diária a metodologia ágil Scrum. Ela contribui na gestão e no planejamento dos projetos de software. Segundo o Supervisor de Produtos e Desenvolvimento, eles são divididos em ciclos, denominados sprints, que envolvem todas equipes e possuem duração de duas semanas.

Diariamente, todas equipes se reúnem, em pé, para comentar sobre o que fizeram no dia anterior e o que vão trabalhar no dia. Ao todo, são sete grupos diferentes: cinco de Desenvolvimento de Produtos, um de Análise de Produtos e outro da Qualidade de Produtos.

Quando um ciclo se encerra, as equipes promovem uma apresentação de sprint para Lucas e Thomas, que representam o papel de product owners, para refletir a visão do mercado perante ao produto. O nome da metodologia Scrum foi inspirado em uma jogada de rugby, que objetiva os alinhamentos estratégicos para a reposição de bola por uma equipe.

Reunião matinal de equipes para debater sobre o que fizeram no dia anterior e o que vão trabalhar no dia

Comentar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.