Equipe do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital de Amor, de Barretos (SP)
Tempo de leitura: 3 minutos

O cliente da Interact Hospital de Amor (HA), de Barretos (SP), conquistou a primeira colocação no levantamento da SCImago Institutions Rankings (SIR) entre centros de saúde que atuam na área de pesquisa na América Latina. Desde 2013, o HA integra a relação de clientes da Unidade Interact Ribeirão Preto.

A SIR é uma classificação internacional de instituições acadêmicas e de pesquisa. Na edição 2018, 5.637 entidades foram avaliadas, sendo 903 do setor de saúde. A avaliação ocorre entre instituições com mais de 100 artigos científicos publicados e incluídos na Scopus, a maior base de dados do mundo.

Na leitura do presidente do HA, Henrique Prata, um hospital do interior, sem medicina privada e com falta de recursos torna a conquista “praticamente inacreditável”. O feito do HA ocorre em um momento crítico da ciência brasileira, com o menor investimento nos últimos 12 anos. Apesar disso, o Brasil ficou no ano passado entre os 15 países que mais produziram estudos: 73.697 no total.

Uma década de ensino e pesquisa em oncologia

Há 10 anos, o hospital construiu o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP). O objetivo era estimular o ensino em pós-graduação, formar profissionais da saúde residentes e oferecer as melhores condições para a realização de projetos de pesquisa voltados para a questão clínica de relevância para o paciente oncológico.

Fachada do Centro de Pesquisa Molecular em Prevenção do HA.

Na avaliação do diretor do IEP, Dr. Rui Reis, o resultado no levantamento da SIR é reflexo de uma cultura meritocrática instituída. “A posição alcançada pelo Hospital de Amor no ranking é um sinal de que a aposta da diretoria da instituição na política de ensino e pesquisa foi ganhadora”, celebra.

Atualmente, o HA possui cerca de 200 projetos em andamento, divididos em quatro grandes áreas que constituem as linhas de pesquisa da pós-graduação acadêmica (stricto sensu) em oncologia: (1) Cuidados paliativos e qualidade de vida, (2) Epidemiologia e prevenção do câncer, (3) Oncologia clínica e cirúrgica e (4) Oncologia e patologia molecular.

O Hospital de Amor é ainda uma instituição irmã de dois dos mais importantes centros oncológicos no mundo: o MD Anderson Cancer Center (Texas, EUA) e o St. Jude (Memphis, EUA). Em colaboração, desenvolvem protocolos clínicos, pesquisas e múltiplas parcerias com outros grandes centros internacionais.

Comentar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.