Tempo de leitura: 6 minutos

Planejamento Estratégico, Governança Corporativa e Gestão da Qualidade. Esses foram os três pilares de atuação da parceria de sucesso da Interact com a Unimed Governador Valadares. Cliente da Interact Belo Horizonte desde 2011, o projeto iniciou há 10 anos com a consultoria do Diretor da Unidade, Rodrigo Meister.

Entre os resultados, a parceria possibilitou estabelecer o planejamento estratégico, estruturar o modelo de governança corporativa e constituir o Sistema de Gestão da Qualidade (SQG) em linha com a ISO 9001:2015. No final do ano passado, a Unimed Governador Valadares foi contemplada com a recertificação ISO. Em 2014, a cliente conquistava a versão anterior, ISO 9001:2008.

Baixe aqui o Case de Sucesso da Unimed Governador Valadares

 

Sobre a cooperativa

Com 25 anos de história, a Unimed Governador Valadares lidera o mercado de planos de saúde no leste e nordeste de Minas Gerais. O campo de atuação contempla 53 municípios da região, com aproximadamente 62 mil clientes. Com hospital e laboratório próprios, possui uma equipe de 634 colaboradores diretos e 420 médicos cooperados.

Por meio de 114 serviços credenciados, a Unimed tem uma média anual de 324 mil consultas médicas e 1,8 milhões de exames e terapias sequenciais. Por dois anos consecutivos, apareceu na lista Melhores Empresas para Trabalhar, da Revista Época, assim como conquistou o prêmio As 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, da Revista Exame Você SA.

Conheça o projeto

A parceria entre a Unimed Governador Valadares e a Unidade Interact Belo Horizonte teve três eixos de atuação:

  • Estabelecer o Planejamento Estratégico;
  • Estruturar o modelo de Governança Corporativa;
  • Constituir o Sistema de Gestão da Qualidade certificado ISO 9001:2015.

O projeto buscou desenvolver a estruturação estratégica da cooperativa. Essa construção se baseou em um modelo de Governança Corporativa, implementado com auxílio da Unidade Interact Belo Horizonte. Essas ações se calcaram no Sistema de Gestão da Qualidade, criado com enfoque no resultado de atendimento às necessidades do cooperado.

O projeto incluiu uma série de atividades. Entre elas, foram realizados seminários sociais (com clientes, não clientes, prestadores, fornecedores e parceiros) e seminários internos (com coordenadores, gestores, diretoria, conselho de administração e diretoria da cooperativa).

Essas ações contribuíram para o desenho da estrutura de mapas no SA Strategic Adviser, com o propósito de monitoramento. Além disso, foram criados prazos para melhoria contínua (anualmente) e análise crítica da alta direção (semestralmente).

Solução adquirida e módulos integrados

As soluções de Gestão da Qualidade e Gestão de Contratos da Interact foram implementadas, com acréscimo de módulos específicos, conforme as necessidades do cliente.

Acesso, controle e integração

O projeto possibilitou o melhor acesso à informação da Unimed Governador Valadares. De modo integrado, garantiu o controle dos processos e a assertiva tomada de decisão em todos processos de gestão da cooperativa. Esses benefícios refletiram em mudanças mais controladas e acessos aprimorados aos controles de processos. O projeto contemplou dois anos de estruturação com o SA Strategic Adviser. A parceria com a Unidade já dura 10 anos, no início sem a automação do sistema.


Recertificação ISO 9001:2015

Em dezembro de 2017, o SGQ possibilitou a recertificação com a ISO 9001:2015. Em 2014, a Unimed Governador Valadares conquistava a versão anterior, a ISO 9001:2008. Um ano antes, recebia o selo ouro no Prêmio Governança Corporativa. O projeto visa ainda conquistar a ONA nesse ano e atender à Resolução Normativa 277/2011 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em 2019.

Gestão da Qualidade: 5 questões fundamentais sobre a ISO 9001:2015

Depoimento

“O sistema SA Strategic Adviser é uma ferramenta prática e dinâmica que possibilita o controle total dos processos, de forma integrada e robusta, gerando confiança e assertividade em todas as atividades. Nos últimos tempos, temos trabalhado para integrar indicadores no formato de DataIntegrator (via banco de dados dos sistemas), possibilitando diminuir as interações humanas na manipulação de dados e todos os auditores da ISO, ONA e NR 277/2011 da ANS ficaram bastantes impressionados como o sistema colabora no acesso à informação e no desenvolvimento das atividades estratégicas.”

Danilo dos Santos Matos
Gestor de Governança Corporativa, Qualidade e Planejamento Estratégico
Unimed Intrafederativa Leste Nordeste de Minas Gerais

Comentar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.