Equipe da Interact Latam
Tempo de leitura: 5 minutos

A pesquisa é elaborada pela Fundação Dom Cabral, eleita pelo jornal britânico Financial Times como a melhor escola de negócios da América Latina

A Interact é um dos destaques da mais recente pesquisa Trajetórias de Internacionalização das Empresas Brasileiras, elaborada pela Fundação Dom Cabral (FDC). Essa é a primeira vez que a empresa de pesquisa e desenvolvimento de softwares de Lajeado (RS) figura no ranking.

O levantamento reflete o movimento internacional de empresas brasileiras de variados portes, setores e níveis de internacionalização. A Interact ficou na 48ª posição entre 69 selecionadas. No Rio Grande do Sul, apenas seis empresas aparecem na pesquisa. O ranking conta com nomes como Embraer, Gerdau e Marcopolo.

A pesquisa é elaborada pelo Núcleo de Estratégia e Negócios Internacionais, da FDC, com contribuição do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e apoio do Ministério de Comércio Internacional do Reino Unido. A equipe avaliadora é formada por pesquisadores com PhD por universidades do Brasil, Espanha, Portugal e Reino Unido.

Assista ao vídeo da FDC sobre os resultados da pesquisa:

Uma empresa latino-americana

O processo de internacionalização da Interact iniciou em 2011, com a criação da área de Negócios Internacionais. Sob supervisão do mestre em Direção Estratégia pela Universidade Politécnica da Catalunha, Fernando Estrada, os softwares da empresa no mesmo ano chegavam aos vizinhos Argentina, Colômbia e Peru.

Desde então, a Interact já firmou negócios em 11 países da América Latina. Em 2015, foi criada uma Unidade Internacional em Bogotá, na Colômbia. Atualmente, a Interact possui 11 Unidades no Brasil, 35 parceiros de distribuição e 10 distribuidores internacionais.

No início desse ano, a área de Negócios Internacionais passou a se chamar Interact Latam. Ela integra a Interact Bridges, Unidade de Pesquisa, Inovação e Internacionalização da empresa, no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari, da Universidade do Vale do Taquari, em Lajeado.

A Interact Latam integra a Interact Bridges, a Unidade de Inovação, Pesquisa e Internacionalização da empresa situada no Tecnovates

Sobre a pesquisa e a Fundação Dom Cabral

Com 42 anos de história, a Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira de padrões internacionais, situada em Nova Lima, Minas Gerais. Em 2018, foi eleita pela 13ª vez consecutiva como a melhor escola de negócios da América Latina, conforme o ranking de educação executiva do jornal britânico Financial Times.

Essa foi a 13ª edição da pesquisa Trajetórias de Internacionalização das Empresas Brasileiras. Os principais critérios do estudo são o grau de internacionalização, a dispersão geográfica e o crescimento no exterior. A amostragem contempla somente empresas com controle majoritário de brasileiros.

O levantamento leva em conta ainda as estratégias internacionais, os resultados alcançados e as tendências de expansão. De 69 empresas avaliadas, 55 atuam no exterior por meio de subsidiárias próprias, nove através de franquias e cinco com ambos modelos. A maioria das participantes se situa nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

O grau de internacionalização é medido por uma combinação do índice de transnacionalidade desenvolvido pela United Nations Conference on Trade and Development – UNCTAD, e o grau de internacionalização das franquias brasileiras, criado pelo Núcleo de Estratégia e Negócios Internacionais da FDC.

Confira aqui a pesquisa na íntegra

Evento de divulgação dos resultados da pesquisa, na FDC, na semana passada

Comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.