O ecossistema de inovação Ruta N, em Medellín, foi um dos lugares visitados
Tempo de leitura: 4 minutos

O Supervisor de Negócios Internacionais da Interact, Fernando Estrada, realizou durante a última semana visitas técnicas e de negócios na Colômbia. Em Bogotá, visitou os parceiros Coba Group, consultoria especializada em Business Process Outsourcing, e Digidata, consultoria em engenharia de sistemas para as áreas administrativas e de finanças.

Em Cota, na região metropolitana de Bogotá, Estrada esteve em reunião com a Cooperativa Nacional de Varejistas Farmacêuticos (Coopidrogas), cliente da Interact. A empresa é líder do mercado farmacêutico da Colômbia, com cerca de 30% de market share.

O Diretor de Organização e Métodos, Ricardo Campos, recepcionou o Supervisor da Interact. Conforme Estrada, o ele reiterou a sua satisfação com os resultados proporcionados pelos softwares da Interact. A cooperativa é cliente da Interact desde agosto de 2017.

Ecossistema de inovação e negócios

Em Medellín, considerada a cidade mais inovadora do mundo pelo prêmio City of the Year de 2013, organizado pelo The Wall Street Journal e Citigroup, Estrada explorou o Ruta N, ecossistema inovação e negócios criado em 2009. O objetivo da visita foi conhecer as metodologias de trabalho, os formatos de empresas incubadas e as novas tecnologias geradas no complexo.

Estrada foi recepcionado por Jean Paul Hernández, responsável pelo setor de Estratégia de Comunicação do Ruta N. A visita foi intermediada pelo Tecnovates, Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari. Ambos integram a IASP, rede mundial de parques científicos e áreas de inovação presente em 77 países, com sedes em Málaga, na Espanha, e Beijing, na China.

O projeto do Ruta N foi inspirado no Distrito 22@, de Barcelona, que transformou um antigo bairro industrial em um moderno distrito voltado para a tecnologia. Entre 2012 e 2018, 210 empresas de 30 países foram atraídas para o complexo, com cerca de 3 mil empregos gerados somente em áreas de inovação.

Fernando Estrada com Jean Paul Hernández, do Ruta N

Laços com a academia

Ainda em Medellín, Estrada visitou a Corporación Universitaria Americana (Coruniamericana), instituição de ensino superior presente também em Barranquilla e Montería. O objetivo foi conhecer a estrutura da universidade, os programas acadêmicos e os projetos de empreendedorismo em andamento. 

O Coordenador do Centro de Inovação e Empreendedorismo, Juan David Lacharme Montoya, Coordenadora de Graduados e Práticas, Katherine Moreano, e a Coordenadora de Internacionalização da Coruniamericana, Tatiana Fontalvo Grueso, recepcionaram o Supervisor da Interact.

A colaboradora Carolina Acosta, da Interact Latam, estuda Administração de Empresas na instituição. Ela realiza intercâmbio na Universidade do Vale do Taquari (Univates). A Interact já contou com a presença de outros estudantes da Coruniamericana

Da esquerda para a direita, Juan David, Katherine, Fernando e Tatiana

 

 

Comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.