6 ferramentas para o licenciamento em educação no Peru

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A educação se constitui como um dos processos mais importantes na formação de futuros profissionais que contribuirão com o desenvolvimento da economia dos países. Neste sentido, o governo deve garantir a prestação de serviços de alta qualidade em busca da melhor capacitação dos cidadãos.

Desde 2015, a Superintendência Nacional de Educação Superior Universitária (SUNEDU) se encarrega do licenciamento de instituições de nível superior no Peru. As funções principais da entidade se baseiam na aprovação ou reprovação de solicitações de licenciamento, de acordo com a Lei Universitária daquele país, a auditoria de recursos públicos destinados a fins educativos, a publicação do ranking universitário, entre outras atribuições.

Para realizar esta avaliação de licenciamento, SUNEDU estabelece 8 condições básicas de qualidade (CBQ), com um total de 55 indicadores que buscam avaliar, medir e monitorar o estado do sistema educativo de cada instituição, ao mesmo tempo que se evidenciam oportunidades de melhoria.

O SA Strategic Adviser da Interact consegue atender aos requisitos estabelecidos por SUNEDU mediante soluções que compõem o ciclo de Gestão da Qualidade, que oferece uma base para organizações que buscam alcançar certificações e acreditações nacionais e internacionais. É assim que, abaixo, apresentaremos uma descrição das funções de nossos módulos em torno dos requisitos estabelecidos por SUNEDU:

SA Document Manager
  • Quanto aos requisitos relacionados ao gerenciamento de documentos – currículos, documentos normativos, registros acadêmicos e de matrícula, acesso a documentos de pesquisa (teses, publicações científicas, relatórios de pesquisa), informações institucionais, entre outros, – o sistema da Interact possui as funcionalidades do SA Document Manager. Entre suas principais ferramentas, oferece a possibilidade de acessar um repositório, que é um arquivo central de todos os documentos, no qual os usuários acessam de acordo com as autorizações concedidas. Da mesma forma, o módulo permite controlar as versões dos documentos, evidenciando as etapas pelas quais os documentos passam entre elaboração, verificação, aprovação e distribuição.
SA Performance Manager
  • Em relação aos componentes relacionados aos aspectos de planejamento – como definição de objetivos institucionais, plano de gestão da qualidade, gestão orçamentária e financiamento, vinculação da oferta educacional à demanda laboral, controle de indicadores, estruturação de estratégias a nível de políticas, planos e ações – as ferramentas do SA Performance Manager oferecem a solução ideal para gerenciar as informações e ajudar na tomada de decisões, uma vez que este módulo é construído com base na metodologia BSC – Balanced Scorecard, permitindo o gerenciamento organizacional através do controle de indicadores, elaboração de planos de ação, análise crítica e acesso a ferramentas de análise. Por sua vez, permite extrair informações que garantem o gerenciamento proativo e confiável da organização de acordo com a alimentação dos dados.
SA Project Manager
  • Em seguida, o processo de licenciamento apresenta requisitos em torno dos requisitos do processo – como aprendizado virtual, gerenciamento de bibliotecas, pagamentos virtuais, gerenciamento institucional, uso do orçamento, oferta de programas de estudo, plano de financiamento que garante a sustentabilidade dos novos programas de estudo – que podem ser realizados por meio do SA Project Manager, o módulo que ajuda a estruturar projetos com base nas áreas de conhecimento do Project Management Institute (PMI). Tudo isso através do planejamento e monitoramento de projetos, com intuito de facilitar o controle de seus prazos e custos, tornando essa gestão mais rápida e precisa possível.
SA Process Manager
  • Da mesma forma, o gerenciamento de projetos pode ser suportado pelo SA Process Manager, módulo construído com base na metodologia BPM – Business Process Management, que busca aprimorar os processos de negócios para atingir objetivos organizacionais. Com isso, é possível mapear, otimizar e acompanhar a execução e os resultados dos principais processos da organização.
SA System Manager
  • Em relação ao registro de informações dos colaboradores, as condições I, IV, V, VII estabelecidas pela SUNEDU exigem registros relacionados a estrutura da área de Gestão da Qualidade, professores envolvidos em pesquisa, formação acadêmica do corpo diretivo e corpo docente, percentual de professores por tipo de jornada de trabalho, regulamentação dos processos de seleção, elaboração de pesquisas para medir o desempenho do corpo docente e existência de uma área de monitoramento para os graduados. Para isso, a Interact oferece o SA System Manager, que permite ter um registro da estrutura organizacional com seus respectivos departamentos e setores, registro de colaboradores ou grupos de colaboradores com suas respectivas hierarquias, posições e definição de acesso, entre outras funcionalidades.
SA Competence Manager
  • Finalmente, mas não menos importante, a condição V apresenta um requisito para demonstrar a regulamentação da formação de professores, que pode ser gerenciada através do SA Competence Manager, que visa gerenciar as habilidades dos funcionários enfatizando seu plano de gestão de carreira e competência.

Assim, com a breve descrição apresentada acima, a Suite SA Strategic Adviser é constituída como uma ferramenta de gerenciamento intuitiva, que integra informações e processos das instituições para ajudar seu crescimento corporativo sustentável.

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